As Trilhas e os PJs – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 6

Shadows of Esteren é um RPG de terror medieval que se inspira no gótico e no horror para criar um mundo realista e cruel baseado na cultura celta. Entre outras inspirações dele se encontram Ravenloft, Guerra dos Tronos e também Nausicaä, do Hayao Miyazaki.

Nós do Dados Malditos escrevemos sobre uma pequena resenha, ou melhor, uma espécie de apresentação, sobre esse RPG e realmente esperamos que ele seja publicado no Brasil um dia.

O Livro 0 – Prólogo de Shadows of Esteren está sendo traduzido por Renan Barcellos e revisado por Juliana Fajardini

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Resumo do Sistema de Regras

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Este resumo das regras de Sombras de Esteren inclui tudo o que é necessário para jogar os cenários que se encontram no capítulo “Presságios”. Embora alguns aspectos muito importantes, como a sanidade, sejam apenas brevemente mencionados, eles ainda possuem uma importância implícita em cada cenário.

As Trilhas e a Interpretação dos PJs

Em Sombras de Esteren, os PJs não possuem características que estimam o nível de suas capacidades físicas ou mentais (Força, Inteligência etc). Estes atributos são determinados por Vantagens e Desvantagens que são escolhidas durante a criação do Personagem.

Contudo, cada Personagem possui cinco Trilhas, que são características que determinam os traços principais de sua personalidade:

A Trilha da Combatividade: Esta Trilha reflete a agressividade e a tenacidade de um PJ.

A Trilha da Criatividade: A capacidade de imaginar, de ser inventivo; engenhosidade.

A Trilha da Empatia: Os laços que ligam um PJ ao seu ambiente e a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas.

A Trilha da Razão: Lida com os campos da racionalização e do intelecto.

A Trilha da Convicção: Determina a força dos ideais que guiam a vida do PJ, sejam eles religiosos, relacionados a um código pessoal de honra ou algo completamente diferente.

Interpretando o Valor de uma Trilha

Cada personagem terá um valor de 1 a 5 em cada uma dessas Trilhas. Possuir um valor alto em uma Trilha em particular não é necessariamente melhor do que possuir um valor baixo; cada uma das alternativas traz vantagens e desvantagens. Por exemplo, um Personagem com um valor alto em Combatividade será mais enérgico, determinado e eficiente em um combate, já que Combatividade vai melhorar seu valor de Ataque quando estiver lutando. Contudo, ele também terá tendências a ser impulsivo e ansioso; podendo ter dificuldade em lidar com situações que exijam paciência. Já possuir um valor baixo nessa Trilha leva a um personagem calmo e ponderado, mas que àas vezes carece de coragem ou chega até mesmo a ser apático. Dando outro exemplo, possuir um valor alto em Razão não tem nada a ver com o nível de inteligência de alguém. Esta Trilha é sobre reflexão e racionalização. Uma pessoa pode ser muito ponderativa e mesmo assim ser estúpida, o que é muito mais comum do que se pensa. Em contraste, alguém com um valor baixo em Razão pode ser esperto se o PJ possuir a Vantagem correspondente.

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As Trilhas: uma Ferramenta para Interpretação

Não existem regras estritas que definam precisamente o que o valor de determinada Trilha representa. Claro que exemplos serão providos para ajudar Jogadores e Narradores a entender o que eles representam. Voltando ao exemplo da Combatividade, possuir um valor alto pode ser tanto uma qualidade quanto um defeito.

Qualidades: confiante, otimista, dinâmico, instintivo etc.

Defeitos: impulsivo, precipitado, orgulhoso, teimoso etc.

Da mesma forma, um valor baixo pode ser considerado tanto uma virtude quanto uma deficiência.

Qualidades: calmo, estável, equilibrado etc.

Defeitos: pessimista, apático, triste etc.

Durante o jogo, o Jogador pode definir o que o valor de cada Trilha representa para ele, o que pode ajudá-lo a traçar as características principais da personalidade do PJ dele. Dessa forma, as Trilhas podem se tornar uma verdadeira ferramenta para facilitar a interpretação dos Personagens pelos Jogadores. O Livro 1 – Universo apresenta uma lista completa de qualidades e defeitos associados às cinco Trilhas (Livro 1 – Universo, p. xxx a xxx).

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Esta tradução está sendo realizada por Renan Barcellos, que, junto aos outros membros da Equipe Reduto do Bucaneiro, fez parte da revisão no Aventuras Urbanas que está sendo lançado pela Jambô. Também trabalhou no Monstronomicon (do Reinos de Ferro RPG, ainda não lançado), tanto traduzindo junto ao resto da equipe, revisando todo o trabalho e coordenando o projeto.

Aqui está um glossário com as palavras chaves já traduzidas. Se tiver alguma sugestão de mudança ou reclamação furiosa é só falar =)

Tradução de Sombras de Esteren: Livro 0 – Prólogo de Renan Barcellos e Juliana Fajardini está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

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Um comentário sobre “As Trilhas e os PJs – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 6

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