Quando nasce a vontade de mestrar – impressões de uma rpgista inexperiente

Já joguei rpg. Duas mesas na vida, só por alguns meses, sempre D&D. Ainda me considero inexperiente. Por isso mesmo resolvi escrever esses posts, pretendo compartilhar minhas impressões e meu desenvolvimento enquanto rpgista. Fico feliz com todos que queriam me acompanhar nessa jornada.

Muitas vezes ouvi a pergunta: “… e quando você vai mestrar uma aventura?”. Minha resposta padrão: “sei lá, eu mal sei jogar, quanto mais mestrar?”. Bem, de fato eu sou pouco experiente, ainda estou aprendendo, etc, etc. Mas a verdade é que eu nunca havia tido essa vontade antes. Me parecia algo trabalhoso, complexo e ainda sujeito à aceitação ou não das pessoas que jogariam comigo. No entanto, algo me fez mudar de opinião.

Não sei bem o que foi, talvez ter adquirido mais conhecimento ou segurança. Ou a vontade de narrar uma história e ver pessoas interagindo com ela. Ou um súbito insight olhando o mar e pensando em uma história cthulhesca.

trail-of-cthulhu-02

O fato é que de repente me vi empolgada imaginado como seria planejar uma história de investigação paranormal que se passe na cidade onde moro, que é litorânea. Do nada, me vi imaginando mapas e relacionando fatos históricos que conheço com uma aventura que imagino. E de repente eu senti vontade de mestrar.

Claro que ainda não tenho nada de concreto. Planejo aprender muito mais e talvez bolar essa campanha no meio do ano que vem. Conversei um pouco com alguns amigos sobre a ideia, qual sistema usar e como começar a me preparar. Renan me indicou o livro “Rastros de Cthulhu”, então terei que ler e depois pensar emcomo adaptar. Acho que se a ideia for pra frente mesmo, eu posso tentar falar sobre a experiência aqui no blog. Por enquanto tudo que fiz foi dar uma pesquisada básica na internet e achei esse post aqui bem interessante.

Trail cover

Por fim, cheguei à brilhante conclusão que a vontade de mestrar surge naturalmente. Não tem muito o que pensar sobre o assunto, ou ela existe ou ela não existe. D:

***

Então, acho que é isso. Gostou desse artigo? Odiou? Me achou muito “noob”? Então dá uma olhada nos artigos de Renan BarcellosdeathaholicVictor Burgos, ou Tyghorn. Eles com certeza tem mais experiência que eu e muita coisa para comentar! E não perca nenhuma notícia seguindo nosso blog ou curtindo nossa página do face!

Por Rebeca Almeida

2 comentários sobre “Quando nasce a vontade de mestrar – impressões de uma rpgista inexperiente

  1. Na verdade, com o tempo, vc vai perceber que toda essa história de ter experiência para narrar RPG é papo furado. Basta ter entusiasmo em querer contar uma história. Conhecer regras é consequência e se aprende jogando. Qualquer um pode narrar. Afinal de contas o RPG é um jogo de contar histórias. As regras apenas dão suporte para que as coisas não fujam do controle.

    Curtir

Deixe um comentário

