Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 2

Shadows of Esteren é um RPG de terror medieval que se inspira no gótico e no horror para criar um mundo realista e cruel baseado na cultura celta. Entre outras inspirações dele se encontram Ravenloft, Guerra dos Tronos e também Nausicaä, do Hayao Miyazaki.

Nós do Dados Malditos escrevemos sobre uma pequena resenha, ou melhor, uma espécie de apresentação, sobre esse RPG e realmente esperamos que ele seja publicado no Brasil um dia.

O Livro 0 – Prólogo está sendo traduzido por Renan Barcellos e revisado por Juliana Fajardini

Link parte 1

===============================================================

Capítulo 1

Origens

20141220-202959-73799436

Introdução ao Universo

Os Conceitos que Norteiam o Jogo

Este capítulo tem como objetivo apresentar ao leitor as peças-chave para a compreensão do mundo de Sombras de Esteren. Embora não seja extenso, ele explica rapidamente os principais conceitos do jogo e apresenta as bases de sua ambientação.

Múltiplos Antagonismos

A principal cultura descrita em Sombras de Esteren é a da península de Tri-Kazel. De natureza essencialmente medieval e com inspirações celtas, ela também pega emprestado alguns elementos de tempos mais modernos. Essa cultura precisa enfrentar diversas ameaças que afligem tanto sua sobrevivência quanto sua identidade. De fato, ideologias estrangeiras, religiosas e científicas buscam suplantar as tradições locais e mudar o relacionamento entre homem e natureza. Humanos precisam sempre estar atentos para os Feondas, um perigo antigo e apavorante que ainda permanece além da compreensão. Por fim, rivalidades econômicas e políticas estão longe de serem inexistentes.

Uma Atmosfera Sombria

A vida em Tri-Kazel é cheia de perigos, relativo aos homens, ao seu ambiente e também a coisas bem mais sinistras. O objetivo do universo de Sombras de Esteren é descrever um mundo onde as palavras “fome”, “peste”, “guerra” e “medo”, são uma realidade concreta. Apesar disto, Esteren não é sobre conjurar a imagem de um universo de jogo de desespero e desgraça, mas sim uma atmosfera onde medo, horror e morte nunca estão muito distantes e podem se manifestar a qualquer momento. Assim, os Feondas são uma ameaça real, mas uma que não deveria aparecer em todas as sessões de jogo. Muitos tri-kazelianos já se apavoram o suficiente apenas com a ideia de vislumbrar, enquanto estão de guarda sobre as muralhas fortificadas de seu vilarejo, alguma criatura disforme nas sombras das matas. Os Jogadores irão encarnar Personagens que terão mais oportunidades de enfrentar diretamente essas ameaças do que o ser humano comum, mas isto não deve preencher cada momento importante das sessões do jogo. Pondere sobre todos os aspectos de simplesmente sobreviver, bem como sobre os problemas políticos e filosóficos da península, e verá que isto não é necessário. Os atos horríveis cometidos pelos homens em prol de causas nobres e vilanescas, o nojo de se vislumbrar a miséria e suas abominações diárias, os verdadeiros riscos e consequências de cada combate… tudo isso delineia a atmosfera sombria do jogo. Os Personagens não estão condenados a sofrer alguma fatalidade ou um destino cruel e inevitável. É simples, caso conquistem coisas grandiosas não será devido à intervenção de algum poder maior ou porque eles são “Os Escolhidos”. Eles serão os únicos arquitetos de seu sucesso.

Regras Centradas no Psicológico

O sistema de regras foi projetado para que cada personagem seja definido por suas orientações psicológicas — as Trilhas — ao invés de características que determinem suas aptidões mentais e físicas. Cada aspecto psicológico — cada Trilha— seja forte ou fraco, é ao mesmo tempo uma vantagem e um defeito para o Personagem. Ninguém é perfeito; ninguém é sobre-humano. Todos fazem o seu melhor sendo quem são e quem nunca deixarão de ser. Portanto, para melhor refletir o impacto dos horrores banais e sobrenaturais que aguardam os Personagens, um sistema completo de sanidade será detalhado no livro básico do jogo, que é chamado de Universo. Uma versão simplificada é apresentada neste Prólogo, para que se possa gerenciar os cenários aqui inclusos. Em resumo, cada Personagem tem tendências que os predispõem a certos tipos de doenças mentais. Não existe nenhum truque, fórmula secreta ou recurso obscuro. Todos possuem uma fraqueza pessoal e devem se empenhar para sobreviver com elas. Não existe nenhuma raça exótica ou que possua habilidades extraordinárias… a não ser pelos Feondas, que são, acertadamente, vistos pelos humanos como uma ameaça.

875097

Um Aspecto Sobrenatural Chocante e, Por Vezes, Horripilante

Magia, em diversas formas, pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo de Esteren. Ela é acessível aos Jogadores, desde que eles tenham criado Personagens que sigam uma das tradições e filosofias que fazem com que seja possível ir além das capacidades puramente humanas. Mesmo assim, essa magia não é nem trivial e nem onipresente. Ela permanece misteriosa, muitas vezes incapaz de ser compreendida, e aqueles que a utilizam podem suscitar tanto respeito e admiração quanto medo e aversão. Nós também quisemos que os fenômenos sobrenaturais — e os Feondas, principalmente — possuíssem uma dimensão fabulosa; e fabulosa no sentido original do termo. Desta forma, Sombras de Esteren se baseia em duas noções essenciais. Primeiro, o sobrenatural é perturbador; às vezes belo, mas na maioria das vezes assustador. Segundo, na maioria das vezes ele se manifesta inesperadamente, ou sua presença é apenas sentida sem nunca, de fato, revelar-se. A simples possibilidade de que algum fenômeno sobrenatural ocorra é, na maioria das vezes, por si só alarmante, ou mesmo assustadora. Os tri-kazelianos não são covardes; a maioria deles vive uma vida dura e perigosa. Mas eles nunca pensam sem apreensão no sobrenatural ou na possibilidade de vagarem sozinhos em lugares desconhecidos. Os Personagens interpretados pelos Jogadores podem se preocupar menos com isso, já que eles estarão um pouco mais familiarizados com tais situações. Mas eles estarão correndo tanto perigo quanto qualquer outra pessoa. Ninguém pode se gabar por conhecer tudo sobre o oculto ou por sequer suspeitar o que realmente se esconde por trás de tudo isto. No fim das contas, o título Sombras de Esteren não representa apenas as ameaças que espreitam em cantos sombrios das cidades e além das muralhas fortificadas, mas também segredos de uma magnitude além de qualquer suspeita, que afetam Esteren e seus habitantes de uma forma que eles estão muito longe de desconfiar.

Horror nas Sombras de Esteren

Mesmo que não seja o único gênero que é explorado, o horror predomina no universo de Esteren. Em um nível cinematográfio, O Iluminado, de Stanley Kubrick, é uma das principais inspirações: uma queda lenta e progressiva em direção ao horror, onde a loucura e o oculto vão ganhando cada vez mais terreno.

Aqui estão alguns elementos que mostram como esse gênero é explorado:

O Horror de uma Revelação

Em Esteren, é preciso ter em mente a definição literal de horror: um sentimento de pavor misturado à admiração que surge diante de uma realidade deslumbrante. Uma atenção especial foi dada ao momento exato desta confrontação. Contudo, para que o choque deste tipo de revelação ocorra, será útil apresentar o ambiente de forma mundana, como ele se parece à primeira vista. Por isso, o universo de Esteren pode parecer sóbrio no início; isso é proposital. Este princípio suaviza os elementos sobrenaturais e tudo que tem a ver com o gênero do gore — pelo menos no início. Contudo, pouco a pouco, inquietação e desassossego vão dominando a vida diária, para então se transformarem em algo terrível. Este princípio básico definiu a estrutura dos diferentes livros da série. O primeiro livro, Universo, busca apresentar o universo de Esteren da forma como ele é percebido pelos seus habitantes. O Livro dos Segredos, voltado exclusivamente para o Narrador, lançará luz sobre os bastidores do universo e dará ferramentas para que se preparem as revelações que os Personagens precisarão confrontar.

Um Sistema de Cenários Modulares

Nos cenários oficiais, Narradores serão livres para decidir o grau de elementos sobrenaturais e horripilantes que pretendem incluir, de acordo com seus próprios gostos e percepções sobre a questão. Esse sistema de cenários modulares, usado neste Prólogo, dá ao Narrador diversas opções de jogo para que ele posa aumentar este ou aquele aspecto do gênero do horror (suspense, psicológico, sobrenatural, gore etc). Estas opções são apresentadas na forma de dicas de ambientação e sugestões opcionais para as cenas.

================================================================

Ps: a palavra chave para as características “Way” está sendo traduzida para “Trilha” devido à essa palavra ser mais emblemática do que “Caminho”. No entanto, até o fim deste projeto de tradução, isto pode ser alterado. Aceitamos opiniões quanto a qual seria tradução mais interessante =)

Esta tradução está sendo realizada por Renan Barcellos, que, junto aos outros membros da Equipe Reduto do Bucaneiro, fez parte da revisão no Aventuras Urbanas que está sendo lançado pela Jambô. Também trabalhou no Monstronomicon (do Reinos de Ferro RPG, ainda não lançado), tanto traduzindo junto ao resto da equipe, revisando todo o trabalho e coordenando o projeto.

Aqui está um glossário com as palavras chaves já traduzidas. Se tiver alguma sugestão de mudança é só falar =)

Tradução de Sombras de Esteren: Livro 0 – Prólogo de Renan Barcellos e Juliana Fajardini está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Anúncios

2 comentários sobre “Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s