Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 1

Shadows of Esteren é um RPG de terror medieval que se inspira no gótico e no horror para criar um mundo realista e cruel baseado na cultura celta. Entre outras inspirações dele se encontram Ravenloft, Guerra dos Tronos e também Nausicaä, do Hayao Miyazaki.

Nós do Dados Malditos escrevemos sobre uma pequena resenha, ou melhor, uma espécie de apresentação, sobre esse RPG e realmente esperamos que ele seja publicado no Brasil um dia.

Enquanto esse dia não chega, estaremos postando uma tradução nossa do Livro 0 – Prólogo, que é disponibilizado, em inglês, claro, de graça pela editora de Shadows of Esteren. Provavelmente faremos um arquivo PDF depois de cada parte maior do livro ter sido completada.

O Livro 0 – Prólogo está sendo traduzido por Renan Barcellos e revisado por Juliana Fajardini

================================================================

    Sombras de Esteren

109112

0. Prólogo

Um jogo medieval de interpretação com influência do gótico e do horrível.

“Sem dúvida, a certeza é o que enlouquece.”

Friedrich Wilhelm Nietzsche

Prefácio

Imagine uma península com colinas íngremes, florestas tão densas que mal deixam a luz do sol passar, vales enevoados e fortalezas agarradas a encostas de montanhas… e, além dos oceanos, o vasto e misterioso Continente. É neste panorama de tirar o fôlego que o RPG Sombras de Esteren irá introduzi-lo a um mundo realista e cruel onde os elementos sobrenaturais nunca são tratados como trivialidades e onde os homens precisam enfrentar ameaças ferozes que espreitam na escuridão.

Nós temos o prazer de lhe apresentar o Livro 0 – Prólogo, que irá ajudá-lo a descobrir o universo de Sombras de Esteren enquanto vai preparando você para o primeiro episódio da campanha oficinal.

O primeiro capítulo, “Origens”, é uma introdução aos conceitos principais do jogo, bem como uma apresentação geral do universo. Ele também inclui um sumário do sistema de jogo, compreendendo todos os elementos necessários para jogar os seus primeiros cenários. E, finalmente, você irá encontrar seis personagens ilustrados e prontos para jogar: Yldiane, a Varigal; Arven, o guerreiro; Ean, o fugitivo; Liam, o estudioso; Mòr, o Ionnthén e Urvan, o Cavaleiro Laminar. Esse primeiro capítulo é perfeito para se familiarizar com Sombras de Esteren e também para introduzir outros jogadores a esse universo.

O segundo capítulo, “Presságios”, é um tríptico de cenários escritos por Nelyhann: “Loch Varn”, um cenário que explora as fronteiras do sonho e da loucura; “Veneno”, um cenário de investigação ambientado no Vale de Melwan; e, finalmente, “Perdição Vermelha” ,uma história de desaparecimento e ocultismo no Vale de Dearg. Estes três cenários compõem o prólogo da campanha oficinal, cujo primeiro episódio se passará no Vale de Dearg. Você pode achar mais informações sobre o assunto na página xx.

11887931_1886100674949179_5527237960234734453_n

Esteren em Poucas Palavras…

Se este for o seu primeiro contato com este universo, aqui estão os principais temas que levaram à sua criação e que podem ajudar a melhor compreender o Livro 0 – Prólogo.

– Um Universo Sombrio. Esteren é um mundo medieval áspero onde os personagens serão confrontados com o horror e com diversas ameaças. Contudo, isso não significa que eles estão fadados a perecer; sua sobrevivência dependerá tanto de sua engenhosidade quanto de usa coragem. A tradição gótica é simbolizada por paisagens majestosas onde as forças da natureza dominam em toda a sua fúria, uma ambientação para histórias trágicas e comoventes. O gótico também pode ser encontrado nos personagens interpretados pelos jogadores, motivados por sentimentos violentos como amor, ódio e inveja, bem como na loucura que encontra o seu caminho dentro do jogo. O Horror deve ser entendido em um sentido clássico e literário; isso significa um sentimento de pavor misturado à admiração que surge diante de uma realidade deslumbrante.

– Baixa Fantasia. Em Esteren não existem raças fantásticas como elfos ou anões, tampouco magos com feitiços destruidores. O sobrenatural está longe de ser inexistente, mas suas manifestações são relativamente veladas, desta forma dando a impressão, pelo menos no início, de um universo realista.

– Um Jogo com Segredos. Esteren é um universo que esconde vários segredos, os quais os personagens dos jogadores podem ser levados a descobrir. Parcialmente, pelo menos.

– Um Sistema de Regras Intuitivo. Sombras de Esteren é um jogo de atmosfera, colocando a imersão e a interação entre os jogadores acima de qualquer outro tipo de aspecto simulado. O sistema de jogo foi desenvolvido para ser intuitivo e de rápido entendimento, se focando em aspectos como sanidade e a criação dos personagens, ao invés de ação e combate.

11873386_1884843685074878_3249113855274147484_n

Uma Série Completa

A forma como o horror é explorado e o princípio da revelação de segredos (veja “O Horror de uma Revelação”, na p.x) motivaram a estrutura dos vários livros da série.

– Livro 1 – Universo. O primeiro livro, Universo, apresenta o universo de Esteren do modo como é percebido por seus habitantes. Na maioria das vezes o sobrenatural, o horripilante e o fantástico só estão presentes às escondidas e não fazem parte do dia-a-dia da maioria dos nativos deste mundo.

– Livro 2 – Viagens. Este livro é um suplemento da série Sombras de Esteren voltado para os narradores. Dentro dele você poderá encontrar o escudo do narrador, um grande mapa colorido de Tri-Kazel, bem como um suplemento de noventa páginas que inclui cinco pequenos cenários (chamados de “quadros”), doze PdNs e um bestiário com  alguns exemplos de Feondas.

– O Monastério de Tuath. O Monastério de Tuath é um suplemento de cinquenta e duas páginas que é vendido apenas com o álbum de músicas Of Men and Obscurities (Sobre Homens e Trevas). Nele você encontrará um cenário inspirado em O Nome da Rosa e material direcionado a jogadores sobre a religião do Templo. O suplemento vem com um mapa do monastério e também traz alguns acessórios para se entregar aos jogadores: dicas, retratos de PdNs e outras coisas.

– A Campanha Oficial. O primeiro ciclo da primeira campanha de Sombras de Esteren é introduzido por cinco episódios que fazem parte de um panorama maior, que irá confrontar os seus jogadores com os segredos mais sombrios do universo. Trazendo cenários e acessórios, cada episódio irá detalhar o local específico onde a ação acontece. O primeiro episódio é chamado de Dearg e se passa no vale de mesmo nome. O Vale de Dearg é apresentado pela primeira vez no cenário Perdição Vermelha, que se encontra neste livro.

– Livro 4 – Segredos. Apesar de apenas o Livro 1 ser necessário para se jogar, ele só revela toda sua profundida com o seu par: o Livro 4 – Segredos. Esse livro, voltado somente para os narradores, joga luz sobre os bastidores deste universo e apresenta ferramentas para se introduzir as revelações que os personagens precisarão confrontar.

Outros livros estão em produção. Para ver as notícias mais recentes sobre a série, visite www.esteren.org

11888039_1887224061503507_6885107165404191931_n

Um Universo Cross-Media

Desde o início, Esteren foi concebido para coexistir simultaneamente em mais de um veículo. O objetivo é aprimorar a imersão do leitor — e dos jogadores — neste universo, ao mesmo tempo em que se oferece diferentes formas de experimentação.

Interpretação tem um papel particularmente importante nesta ideia de oferecer ao leitor uma experiência rica e interativa: torna possível adentrar o universo de Esteren e encarnar Personagens para que se possa viver aventuras completamente novas.

Outras mídias completam essa experiência, notavelmente:

– Música. O álbum Of Men and Obscurities, composto por Delphine Bois, irá introduzi-lo em uma atmosfera misteriosa, por vezes delicada, por vezes aterrorizante. A coletânea foi lançada em fevereiro de 2011 e alguns trechos podem ser encontrados online (www.myspace.com/esteren). O álbum também está incluso no suplemento O Monastério de Tuath.

– Jogo Eletrônico. Seguindo a tradição de jogos Point-and-Click (Monkey Island, Broken Sword, Runaway, etc), este jogo eletrônico mostrará a você as aventuras de Yldiane, a Varigal. O primeiro episódio, O Legado dos Mac Lyrs, acontece no Vale de Melwan, adjacente à Loch Varne e Dearg, apresentados neste livro.

– Internet. O portal de Sombras de Esteren (www.esteren.org) lhe permitirá continuar a exploração deste universo, principalmente através do fórum oficial, que reúne uma comunidade ativa e apaixonada, oferecendo cenários e acessórios.

Tenha uma boa leitura e aproveite o jogo!

A Equipe.

================================================================

Esta tradução está sendo realizada por Renan Barcellos, que, junto aos outros membros da Equipe Reduto do Bucaneiro, fez parte da revisão no Aventuras Urbanas que está sendo lançado pela Jambô. Também trabalhou no Monstronomicon (do Reinos de Ferro RPG, ainda não lançado), tanto traduzindo junto ao resto da equipe, revisando todo o trabalho e coordenando o projeto.

Aqui está um glossário com as palavras chaves já traduzidas. Se tiver alguma sugestão de mudança é só falar =)

Tradução de Sombras de Esteren: Livro 0 – Prólogo de Renan Barcellos e Juliana Fajardini está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Anúncios

7 comentários sobre “Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 1

  1. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 2 | dadosmalditos

  2. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 3 | dadosmalditos

  3. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 4 | dadosmalditos

  4. Pingback: Os Feondas – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 5 | dadosmalditos

  5. Pingback: As Trilhas e os PJs – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 6 | dadosmalditos

  6. Pingback: Perícias – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 7 | dadosmalditos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s