Conhecimento de jogadores, personagens e mestres

rpgdice

Uma das coisas mais comuns que pode acontecer numa sessão de RPG é os personagens fazerem testes relacionados a conhecimentos. Não há mistério nenhum nisso, ao encontrar uma runa misteriosa o mago pode dizer que tipo de magia contem nela, faz parte de seus estudos mágicos, mas você jogador(a) sabe dizer como essa runa funciona? Distinguir o que é conhecimento de jogador, personagem e mestre pode ser confuso em algumas situações.

Primeiramente é importante entender que o que seu personagem sabe não será necessariamente o que você, jogador(a), sabe. É por isso que em muitos RPG’s temos números e dados para demonstrar seus conhecimentos, como o sistema de Perícias do Pathfinder e do D&D 3.5. Você não precisa cursar engenharia elétrica e/ou mecânica para fazer um Mekânico Arkano em Reinos de Ferro, basta lançar os dados e somar aos bônus de seu personagem, ele que é o perito no assunto e quanto mais conhecimentos tiver, melhor será o resultado.

Para resolver situações o mestre só precisa dizer se o personagem conseguiu ou não o que queria como “Você desarmou a bomba” ou “Você reativou a runa”, sem entrar em detalhes que possivelmente ninguém terá. Para conhecimento puro isso pode ser um pouco mais delicado, mas de mesmo modo será direto. Ao tentar rolar um conhecimento para verificar se o personagem sabe como atacar uma criatura de forma efetiva o resultado pode ser um simples “Sim, você sabe”. As sessões podem sim ficar mais divertidas quando o jogador descreve exatamente como desarmar uma armadilha, por exemplo, mas não é necessário interpretar os conhecimentos de um personagem que estão muito além de nossa compreensão.

Conhecimento de Jogador

O contrário porém, pode ser mais complexo. Exemplo: Um jogador extremamente inteligente e com vários conhecimentos acadêmicos jogando com um guerreiro muito burro. Em determinado momento ele diz: “Vou calcular o arremesso dessa pedra para que ela faça uma curva ali e atinja exatamente aquele ponto da muralha que serve de apoio aos demais, desse modo ela vai desabar e poderemos invadir”. É algo completamente razoável e até comum para o jogador, mas o guerreiro sabe mesmo disso? Nesse tipo de situação o(a) jogador(a) deve entender que muitas coisas que conheça não se aplicam ao personagem, então deve-se esquece-las e agir sem aquele conhecimento. Isso pode parecer injusto, difícil ou até idiota para algumas pessoas, mas faz parte da essência da interpretação. Como Klonk, o guerreiro burro sabe matemática e física o suficientes para atacar a muralha desse modo? Onde ele aprendeu sobre isso? Por esses e outros motivos o background é algo importante para se entender o personagem. Pegar aquela magia de cura apenas porque vai ser útil e fará um combo interessante não basta, deve-se ter uma razão para isso.

conan_schwarzenegger_0

“Ataque-o com uma bola de fogo! O rápido aumento de temperatura irá fazer com que as garras de gelo entrem em sublimação!”

O papel do mestre

Em ambas as situações o mestre pode auxiliar os jogadores dizendo como eles podem agir em certas situações. Ao encontrar a runa ele pode informar se ela pode ser ativada/desativada, se é possível descobrir que magias existem nela, etc. Cabe aos jogadores também procurar saber o que podem fazer com o conhecimento. No caso de dúvidas pergunte se é possível desarmar a bomba ou desativar a runa com o conhecimento que o personagem possui ou se é necessário uma jogada de dados. Quanto à segunda situação o mestre (e os jogadores também) pode intervir, dizendo que determinado conhecimento está além do personagem e que aquela ação ou raciocínio não deve ser aplicado.

Não esqueçamos a regra de ouro é claro, o que importa é se o grupo está se divertindo com o jogo e não detalhes técnicos. Até a próxima o/

Caio “Tyghorn” Victor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s