Teoria de conspiração mirabolante sobre Metal Gear Phantom Pain

metal-gear-solid-the-phantom-pain

Metal Gear V: Phantom Pain vai ser lançado na próxima semana e, apesar de se saber por alto sobre o que vai ser o jogo, seus temas e personagens principais (embora a identidade deles seja algo dúbio), pouco sobre a história foi revelado, ao menos do que se costuma saber sobre jogos desse porte antes do lançamento. Quanto  essa questão, a Konami tem sido particularmente secreta, se esforçando bastante para garantir que os reviews da crítica especializada sobre o jogo não tenham informação demais.

O tema desse Metal Gear está no nome. Dor Fantasma. Algo que foi perdido, muitas vezes com violência, mas que ainda é sentido de forma dolorosa. Muitos dos personagens de Metal Gear Phantom Pain tem uma dor fantasma, seja devido a perda de algo físico ou uma perda sentimental e psicológica. São personagens “quebrados” que perderam uma parte de si mesmo. E são essas perdas e essas dores que levam à mudança no protagonista Big Boss, que começa a trilhar o caminho da vingança e do ódio

Mas o próprio jogo teve uma perda. Algo que foi tirado dele mas que ainda pode ser percebido e sentido dentro do jogo. Uma perda que afetou muitos dos fãs da série, fãs estes que a todo instante fazem questão de demonstrar sua indignação, de deixar claro que foram traídos e demonstrando sua raiva e seu desejo de vingança. De forma semelhante à Big Boss.

kojima_2

E claro que essa perda que menciono é a demissão de Hideo Kojima, que saiu da Konami e teve até mesmo o seu nome arrancado da capa do jogo. Hideo Kojima, um sujeito um tanto excêntrico e que é conhecido por fazer hoax e marketings virais. O produtor que lançou informação falsa sobre Metal Gear Solid 2 e fez com que os fãs passassem por algo acontece com o protagonista do jogo. (isso sem falar da pesquisa/experiência sobre transplante de cabeça que, dizem por aí, é parte do marketing viral do jogo atual. Conspirações e conspirações)

Então… e se a saída de Kojima for tudo parte de um Marketing Viral? Casaria com a proposta do jogo, casaria com as ideias estranhas de Kojima e, certamente, seria um acontecimento que entraria para a história dos jogos quando revelado.

Claro que isso é extremamente improvável. Abafar tudo isso demandaria um esforço hérculeo. Sem contar que a imagem da Konami ficou suja por meses e até agora sempre a página da empresa posta algo, dezenas de pessoas respondem “A Hideo Kojima Game”, em alusão ao nome do produtor que foi retirado da capa. Mas ainda assim, a imagem da empresa iria do negativo às alturas caso a teoria fosse verdadeira.

A teoria ganha um pouco de reforço quando se observa que a cada missão do jogo, seus creditos são mostrados na tela, todos dizendo que aquele é um “Hideo Kojima’s Game”. Algo que seria realtivamente fácil de se retirar caso fosse a intenção da empresa (afinal, creditos a cada missão é algo excessivo).

Uma consequencia legal disso tudo é que isso poderia significar que Silent Hill não foi cancelado e está sendo produzido na surdina. Um jogo que atraiu MUITA atenção dos fãs, teve bastante investimento de marketing e foi subitamente cancelado.

Acho que essa teoria de conspiração que criei (embora alguém já deva ter pensado no assunto pelas internets) faz sentido, embora seja extremamente improvavel. Se fosse verdadeira, contudo, seria nada menos que épico.

Por Renan Barcellos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s