Review: Smash Up

pic1269874Hoje trago para vocês o review de mais um card game muito divertido da AEG (Alderac Entertainment Group) e lançado aqui no Brasil pela Galápagos Jogos, lembrando que a AEG também é responsável pelo lançamento do Card Game de Lenda dos Cinco Anéis. Smash Up é um jogo competitivo de 2 à 4 pessoas, no qual o objetivo é utilizar as diversas cartas de criaturas e ações a disposição para adquirir pontos através de bases que são distribuídas na mesa.

O Jogo principal contém oito baralhos com facções diferentes: Piratas, Ninjas, Zumbis, Robôs, Dinossauros (com lasers!), Magos, Fadas (Trapaceiros) e Aliens. Ai vem a primeira grande mecânica: Cada jogador escolhe, ou decide-se aleatoriamente, dois baralhos e os mistura para compor o seu baralho de jogo. Com oito facções a disposição isso resulta em até 56 combinações diferentes (espero que minha matemática esteja certa…), variando entre coisas bem interessantes como zumbis-ninjas, magos-robôs e piratas-dinossauros.

Existem apenas dois tipos de cartas: Criaturas e Ações. As criaturas possuem um valor de força e um texto de efeitos, enquanto as ações possuem apenas um efeito. Cada jogador só pode jogar uma criatura e uma ação em seu turno, a não ser que algum efeito permita que ele jogue mais.

Depois de compor os baralhos, são então distribuídas três bases aleatórias na mesa. Cada base contém informações como quantidade de força para fechar, pontuação adquirida ao fechar a base e efeitos. Quando as criaturas de uma base somam um valor igual ou maior que a quantidade para fechar, aquela base será pontuada ao final do turno atual. As criaturas são descartadas e o jogador que possuía mais força ganha o primeiro valor de pontos, o segundo com mais força o segundo valor e o terceiro com mais força o terceiro valor. Existem apenas três premiações de pontos por base. Após pontuar, a base anterior é descartada e uma nova ocupa seu lugar. No início cada jogador compra 5 cartas e ao final de cada turno compra mais duas. O jogo termina quando um jogador completa 15 pontos.

Mesmo com regras extremamente simples, Smash Up é um jogo extremamente divertido e com uma rejogabilidade impressionante. Cada facção contém 20 cartas e é especialista em algum tipo de jogada. Os magos, por exemplo, podem executar várias ações e conseguem comprar cartas com facilidade, enquanto os zumbis podem recuperar criaturas que foram descartadas. Com 56 combinações diferentes é possível encontrar combos e jogadas bem interessantes, além de cada partida ser bem diferente. Mesmo com quatro jogadores, as partidas costumam ter um tempo bem confortável, em torno de 20 a 40 minutos.

smash-up-21Além do jogo base, existem mais 5 expansões que acrescentam 4 facções cada, entre Vampiros, Espiões, Super-Heróis e até criaturas Lovecraftianas. Com todas as expansões o jogo passa a ter 756 combinações diferentes de baralhos (por favor, digam que estou fazendo as contas certas…).

Joguei apenas com duas expansões, incluindo a de Cthulhu e minha única crítica é referente a esta última. A expansão de criaturas lovecraftianas introduz uma nova mecânica que é o baralho de Madness. As cartas de Madness são ações que permitem que você compre duas cartas ou as retorne para o baralho de Madness. Ao final do jogo, cada duas cartas de Madness que estiverem na mão, baralho ou pilha de descartes do jogador contam 1 ponto de vitória negativo. É uma mecânica interessante, porém a falha vem ao combater um baralho que use as criaturas de cthulhu e outro sem. O primeiro tem uma grande vantagem ao injetar cartas de Madness no segundo, que não possui nenhuma mecânica ou habilidade específica para utilizá-las.

Para concluir, recomendo fortemente o jogo, suas expansões também. Suas regras simples e dinamismo permitem que uma grande variedade de pessoas possam desfrutar do jogo e sinceramente, quem não iria querer jogar com Dinossauros Viajantes do Tempo? Até o próximo post o/

Caio “Tyghorn” Victor

Anúncios

3 comentários sobre “Review: Smash Up

  1. Olá, na verdade são 28 combinações (8*7=56/2=28). Mesmo assim gera uma ótima quantidade de variações. Sem contar que a Galápagos já avisou que vai lançar duas expansões que também será caixa básica com 8 facções e tudo o mais. Será a combinação da Level 9000 com Ficção-Científica. Uhuuuuuuullll… 120 combinações serão possíveis (16*15=240/2=120)! Abraço.

    Curtir

    • Valeu pelas correções Ewerton. Na verdade cheguei a jogar com 4 pessoas algumas vezes, porém esses dados eu peguei de alguma página que não me recordo agora…
      Engraçado que na mesma expansão que vem o deck dos Tornados vem o deck dos Tubarões. Acho que sabemos exatamente o que estavam pensando…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s