O Mundo de Shadows of Esteren RPG

esteren-0

Shadows of Esteren (Sombras de Esteren) é uma produção Indie da editora francesa Agate Editions que tem como proposta apresentar um cenário medieval de terror e suspense, onde os jogadores se vêem envoltos por um ambiente belo e hostil e cujos cidadãos vivem constantemente ameaçados por um inimigo tanto inumano quanto incompreensível. Além da ambientação, os livros de Shadows of Esteren também trazem um sistema de regras próprio, voltado para resolver tanto situações investigativas quanto combativas, além de possuir partes dedicadas ao psicológico e à sanidade dos personagens. Em 2013, o livro Shadows of Esteren 1: Universe foi indicado à algumas categorias do Ennie’s Awards (o “Oscar do RPG, para quem não sabe), incluindo a “Produto do Ano”, categoria em que levou a medalha de prata.

“Imagine uma península com colinas íngremes, florestas tão densas que mal deixam a luz do sol passar, vales enevoados e fortalezas agarradas à encostas de montanhas… e, além dos oceanos, o vasto e misterioso Continente. É neste panorama de tirar o fôlego que o RPG Sombras de Esteren irá introduzi-lo a um mundo realista e cruel onde os elementos sobrenaturais nunca são tratados como trivialidades e onde os homens precisam enfrentar ameaças ferozes que espreitam na escuridão.”

Tirado do Livro 1 – Prólogo

O Mundo de Esteren:

Esteren é um mundo medieval realista e muitas vezes sangrento. Em seu dia a dia, as pessoas vivem à sombra de horrores e monstruosidades incompreensíveis que habitam recantos selvagens e pouco visitados, mas que com freqüência atacam vilas e mesmo grandes cidades. Fome, peste também estão sempre presentes. Com longos invernos trazendo o frio e a escassez de alimentos, além de isolar pequenos vilarejos do resto do mundo, e grandes aglomerados de tempos em tempos sofrendo de terríveis epidemias. Além disso, a guerra existe e sempre existirá. Algumas décadas já se passaram desde os últimos grandes conflitos, mas velhas inimizades não são esquecidas, e escaramuças e brigas fronteiriças acontecem com freqüência. Não existe raças fantásticas em Esteren, e nem magia muito óbvia ou poderosa, sendo basicamente um cenário Low-Magic.

esteren_presentation

A península de Tri-Krazel:

Apesar de Esteren ser o nome de todo o mundo, a península de Tri-Krazel que é o grande foco do cenário. Com seu ambiente principalmente montanhoso, a península é cortada quase de um lado ao outro pela serra Mór Roimh, que acaba por delimitar muitas fronteiras geopolíticas e também influenciar em grande medida o clima do lugar, em geral frio e com ventos incessantes. Os humanos que vivem em Tri-Krazel o fazem lutando constantemente contra uma natureza que pode ser um tanto quanto agressiva, o que tornou os povos do lugar resistentes á adversidade e tanto unidos dentro de suas próprias comunidades quanto um tanto quanto xenófobos. Na península, paisagens majestosas onde a natureza mostra sua fúria divide lugar com vilas de cultura céltica e grandes cidades recheadas de intrigas, corrupção e choque entre culturas urbanas e rurais.

O Continente:

Os povos de Tri-Krazel sabem pouco sobre as vastas terras que eles apenas chamam de “O Continente”, e menos gente ainda clama ter visitado tal lugar. Em sua região oeste, a cordilheira Asgeamar bloqueia completamente a faixa de terra que junta a península ao Continente e é conhecida por ser instransponível, ninguém tendo certeza de qual é realmente sua extensão. Os mares que cercam Tri-Krazel garantiram que os trikazelinos nunca se tornassem um povo com afinidades marítimas e, devido a suas águas furiosas e traiçoeiras, sempre impediram que barcos e navios vão para muito longe da costa.

No entanto, embora poucos consigam sair, Tri-Krazel já recebeu incursões do Continente, como os misteriosos nômades Tarish que há muitos séculos vagam pela península, bem como O Templo, que trouxe sua religião dedicada ao Único Deus e os Magicientistas, que com suas máquinas baseadas em energia extraída da destruição da natureza, trouxeram avanços para Tri-Krazel e conflito com a religião druida dos Demorthen.

30m973a

O Jogo:

Até agora foram lançados cinco livros deste RPG. O Livro 0 – Prólogo fornece uma primeira visão do cenário e regras básicas para o sistema, além de trazer três aventuras prontas para serem jogadas. No Livro 1 – Universo, o leitor irá encontrar as regras completas do jogo e bastante material sobre a histórias e a península de Tri-Krazel, bem como os reinos de Taol-Kaer, Gwidre e Reizh. No último livro básico lançado, o Livro 2 – Viagens, se aprofunda nas particularidades de cada lugar da península, citando locais misteriosos, lendas e também alguns monstros.

Três suplementos foram lançados até agora.  O Monastério de Tuath, Histórias de Fantasmas e Ocultismo.

O RPG usa um sistema próprio, com batalhas simples e sem muitos cálculos. O sistema de criação de personagens é diferente e interessante por possuir atributos que não são físicos, mas sim psicológicos, como Combatividade, Criatividade, Empatia, Racionalidade e Convicção, desta forma determinando as competências do personagem e também um pouco de sua personalidade. Falaremos mais sobre o sistema aqui no blog, futuramente.

soe2

Anúncios

9 comentários sobre “O Mundo de Shadows of Esteren RPG

  1. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 1 | dadosmalditos

  2. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 2 | dadosmalditos

  3. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 3 | dadosmalditos

  4. Pingback: Tradução do Livro 0 de Sombras de Esteren RPG – Parte 4 | dadosmalditos

  5. Pingback: Os Feondas – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 5 | dadosmalditos

  6. Pingback: As Trilhas e os PJs – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 6 | dadosmalditos

  7. Pingback: Perícias – Tradução de Sombras de Esteren RPG Parte 7 | dadosmalditos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s