Mercado internacional de RPG tem aumento expressivo em dois anos, D&D lidera o ranking

zzhzxrdsezxj7r8wtsyl

Segundo levantamento realizado pelo site ICv2, o mercado de RPGs dos Estados Unidos e Canadá quase que dobrou em um período de dois anos. Segundo o levantamento feito durante a primavera de 2013 com varejistas destes dois países, jogos de interpretação haviam movimentado 15 milhões de dólares, no averiguação feita no mesmo período deste ano, o número subiu para 25 milhões, um aumento expressivo.

Não é apenas o mercado rpgístico que demonstra melhoras. Dentro do que chamam de hobby games (jogos de hobby), que compreende jogos colecionáveis, miniaturas, card games, board games e RPGs, o aumento no mesmo período foi de 180 milhões. Sendo 700 milhões na primavera de 2013 e 880 na de 2015. Das categorias, a que teve um aumento mais expressivo foram os jogos colecionáveis, pulando de 450 milhões para 550 milhões, enquanto o mercado de miniaturas se manteve estável. No entanto, com um aumento de aproximadamente 70%, o mercado RPGístico foi o que, proporcionalmente, mais se expandiu.

Na lista dos RPGs mais vendidos, figura em primeiro lugar o D&D, que tem atraído bastante atenção desde o lançamento da quinta edição (mostrando que as mudanças da quarta edição realmente soaram duvidosas para os amantes do hobby), seguido de Pathfinder, que por muito tempo ganhou o primeiro lugar em vendas na época do D&D 4. Em terceiro lugar está Star Wars, que está em pré-venda no Brasil pela editora Galápagos, seguido de Shadowrun e então Reinos de Ferro.

Por Renan Barcellos

Anúncios

2 comentários sobre “Mercado internacional de RPG tem aumento expressivo em dois anos, D&D lidera o ranking

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s