Personalidades de Rokugan: Leões da Guerra dos Clãs

Akodo Toturi

Akodo Toturi

Akodo Toturi, ou Toturi, o Negro, foi o Campeão do Clã do Leão anos antes da Guerra dos Clãs, tendo sido banido de seu posto e de seu status devido a ter falhado em proteger o Imperador Hantei XXXVIII. Foi um dos principais protagonistas na luta contra o Imperador possuído por Fu Leng, iniciando e liderando o que foi chamado de O Exército de Toturi. Representou o Leão no Segundo Dia do Trovão, uniu o Clã do Leão que havia se dividido durante a guerra e, após a derrotada de Fu Leng, passou de ronin à imperial, tornando-se o primeiro Imperador de Rokugan fora da linhagem Hantei e reinou por mais de 30 anos. Nesse tempo, ainda lutaria em outras guerras, como a Guerra Contra a Sombra e os conflitos com o Crisântemo de Aço.

Toturi morreu lutando em uma emboscada 1158, durante uma viagem para Ryoko Owari Toshi, onde iria encontrar Kaneka, o seu filho bastardo. O Clã do Escorpião enfrentou uma dura batalha para reaver o seu corpo.

Matsu Tsuko

Matsu Tsuko

Matso Tsuko foi uma bushi do Clã do Leão. Conhecida por sua austeridade, rigor e honra. Era uma rival ferrenha de Toturi, e se tornou Campeã de seu clã quando ele foi banido. Combateu ferrenhamente o Exército de Toturi e combateu as forças de Hida Kisada quando ele tentou tomar a capital. Leal ao dever do Leão de ser a mão direita do imperador, se viu obrigada pela honra e pelo dever a cumprir ordens que não gostaria, deixando os exércitos do Leão sem comando quando combateram o Caranguejo. Percebendo que havia algo estranho com o Imperador, viajou até onde Toturi se encontrava e pediu para que ele voltasse a liderar o Leão. No entanto, banido, ele não poderia realizar este último desejo da samurai.

A valorosa samurai-ko morreu em 1128, quando se encontrou com Toturi, cometendo seppuku para liberar a si mesma do dever para com o Imperador corrompido. O ato também liberou os samurais sob o seu comando do dever para com o inimigo Fu Leng e muitos samurais do Leão ingressaram as forças de Toturi após isso.

Ikoma Tsanuri

Ikoma Tsanuri

Ikoma Tsanuri foi uma samurai-ko que foi criada por Akodo Toturi após a morte de seus pais. Por muito tempo ela ficou aos cuidados do campeão do Clã, treinando junto à Toturi kenjutsu e estratégia com o lendário sensei Akodo Kage. Durante a Guerra dos Clãs, era favorável à política de defender o Imperador não importando quem ele fosse, pois considerava ser esse o dever honrado dos Leão, sendo uma das principais opositoras de Toturi e inúmeras vezes enfrentando as forças do ronin. Após a morte de Matsu Tsuko, passou a liderar o Leão, mesmo não sendo formalmente a campeã do clã. Durante o Segundo Dia do Trovão foi uma das principais defensoras da capital, participando pessoalmente do combate. Quando Leão enfrentava Leão em uma das batalhas derradeiras, Toturi apontou para as forças das Terras Sombrias que observavam o fratricídio e riam e gritou “Por Tsuko e por Rokugan”. Foi o suficiente para que Tsanuri percebesse os seus erros e o clã do Leão se unisse contra um único inimigo. Ao fim da guerra, o imperador Toturi lhe elevou ao status de Campeã do Clã do Leão, devido ao seu valor.

Ikoma Tsanuri morreu durante a Guerra Contra as Sombras, em 1133, comandando um assalto quase suicida ás tropas do Akuma no Oni para distrair os inimigos e possibilitar que as forças do Império chegassem ao Portão do Esquecimento.

Para acompanhar, curta nossa página no face. Precisamos de sua ajuda 😉

Veja também o site da New Order, que trouxe L5A para o Brasil

E se quiser ler contos traduzidos de Rokugan, só clicar aqui

Veja também os outros posts sobre Lenda dos Cinco Anéis!

(todas as imagens são do card game Legend of the Fiver rings do Alderac Entertainment Group)

Por Renan Barcellos

Deixe um comentário