New Order Editora Disponibiliza Quickstart grátis do RPG 13º Era

Capa-Quickstart-13ª-Era

Essa semana a New Order Editora disponibilizou em sua loja um amostra grátis de 50 páginas que resume as regras principais utilizadas no RPG 13º Era, de Rob Heinsoo e Jonathan Tweet. A dupla serviu como Game Designers de Dungeons and Dragons 4º Edição e Dungeons and Dragons 3º Edição, respectivamente.

Segundo a New Order, a proposta do jogo é unir os melhores elementos do sistema D20 com ideias e sistemas de jogos narrativistas como Dungeon World e Fate Core. As mecânicas principais dos D&D modernos podem ser encontrados em 13º Era, o sistema usa o clássico dado de vinte lados, apresenta classes que podem ser escolhidas pelos jogadores e um sistema de níveis. No entanto, diferente da terceira e da quarta edição de D&D, 13º Era foi completamente pensado para funcionar sem a utilização de um grid, o campo de batalha quadriculado que é muito utilizado em rpgs medievais.

Uma das maiores diferenças do 13º Era, no entanto, é no que toca o cenário. Ao invés de ter uma ambientação padrão, a ideia do jogo é que o mundo vá sendo construído e delineado durante as campanhas. Existe algumas definições básicas, como alguns locais padrões e 13 arquétipos de NPCs poderosos que tratam de ícones clássicos da fantasia como “O Arquimago” e “A Rainha Elfa”, mas a construção inicial do cenário é baseada principalmente no background dos personagens jogadores.

Existe muita liberdade na criação da história do personagem, e também a escolha (ou criação) de uma Característica Única (One Unique Thing, no original), determina coisas do mundo do jogo. Essa característica única não precisa ter nenhuma influência nas regras. Exemplos no livro de regras incluem “Eu sou o único cavaleiro halfling do Imperador Dragão” e “Eu tenho um coração mecânico feito pelos anões”.

O lançamento de 13º Era se dará por meio de financiamento coletivo no site Catarse, e deve ser aberto ao público este mês. A New Order Editora já utilizou-se deste modelo de negócios, sendo muito bem sucedidos no projeto do RPG com temática nórdica de Yggdrasill e também no aclamado Numenera, de Monte Cook.

Por Renan Barcellos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s