Equipamento para jogadores e mestres

rpgdiceNada como uma sessão no fim de semana. Derrubar alguns monstros, passar níveis e acumular tesouros que serão prontamente convertidos e todo tipo de equipamento para os personagens. Esse ciclo é mais voltado para um D&D ou Pathfinder é claro, porém nossos personagens não são os únicos que precisam de um bom equipamento. Além de fichas e livros existem muitas coisas bacanas que podem incrementar uma sessão de rpg e torná-la mais fácil e dinâmica ou simplesmente mais agradável. Segue uma lista de equipamentos para mestres e jogadores para dar um upgrade nas sessões.

1 – Computador

Parece óbvio, mas ainda assim listarei. Por mais que muita gente ame seus grandes livros de regras, suas versões digitais e a internet são uma bela ajuda para encontrar situações e regras específicas rapidamente. Também ajudam muito naquelas situações em que são necessários mais de um livro (monstros, magias, regras de combate, etc) ao mesmo tempo ou quando muitas pessoas precisam do mesmo livro, fora que um notebook ainda serve como um escudo do mestre improvisado. Além de computadores, smartphones também são muito bem vindos para consultas rápidas (nada de ficar no whatsup no meio da sessão por favor). Em meu grupo todos usamos smartphones para consultas rápidas na página do Pathfinder Srd.

2 – Comida

Sério. Um bom pacote de salgadinhos ou pipoca podem tirar um pouco de foco da sessão, mas criam um intervalo bacana para se discutir os acontecimentos da campanha ou simplesmente pensar nos próximos passos. Doces são bem vindos também.

3 – Espaço

Às vezes em meu grupo, gostamos de nos levantar e simplesmente dar uma volta na sala ou sentar em outro lugar por alguns minutos enquanto algum acontecimento específico de um ou outro jogador é desenrolado. Ficar sentado no mesmo lugar o tempo todo por muito tempo é um pouco incômodo e isso às vezes é necessário para esticar as costas. Além de que, se tiver que falar alguma coisa com outra pessoa você não desconcentra o(s) jogador(es) ativo(s).

4 – Iluminação

Ou a falta dela. Também óbvio, mas se tem algo que aprendi é que dentre as coisas que afetam o estado de espírito das pessoas está iluminação do ambiente. Em outras palavras, se tiver acesso a fontes de luz diferentes (algo não muito comum) experimente uma luz que combine com a campanha. Floresta? Uma luz levemente esverdeada pode ajudar a criar o clima. Em uma aventura de terror que participei, nossa ideia foi jogar de madrugada por ter mais tempo para sessões mais longas e também porque desligávamos às luzes, deixando apena uma luz fraca de outro cômodo (precisamos enxergar as fichas e livros no fim das contas) e um porta-velas bacana. Uma das melhores aventuras que já jogamos com um clima bem legal.

5 – Miniaturas e Mapa

Para jogos bem dependentes de um posicionamento preciso em combate como Pathfinder e Reinos de Ferro inevitavelmente será necessário usar fichas ou um papel quadriculado para marcar a posição dos combatentes. Não é complicado e nem caro fazer um mapa quadriculado de bom tamanho e durabilidade. Para marcar os personagens muitas coisas podem ser usadas, moedas, fichas e até mesmo os dados. Porém, se tiver acesso a miniaturas as coisas realmente ficam mais interessantes. Elas podem vir de vários lugares, não é preciso procurar muito para encontrar na internet pacotes de miniaturas para vários tipos de jogos a um preço acessível. Se preferir, pode injetar mais dinheiro e conseguir algumas peças de alta qualidade. Muitos rpgs possuem inclusive miniaturas próprias de seu cenário ou aventura. Outro método é utilizar miniaturas de outros lugares, como jogos de tabuleiro, por exemplo. Alguns deles, como o Mice and Mystics, possuem miniaturas que podem ser aproveitadas para representar jogadores e personagens importantes.

6 – Música

Em conjunto com um ambiente legal, música ambiente para as sessões ajudam a dar um clima ainda mais interessante. Quer um exemplo melhor do que bons jogos eletrônicos de rpg? Sempre nos lembramos da música de um determinado personagem que gostamos ou de uma situação de tensão. De mesmo modo, músicas tema para cada situação do jogo causam a mesma sensação. Pode-se usar muitas músicas de jogos ou de outras bandas instrumentais, de qualquer modo isso requer um pouco de trabalho para pesquisar as músicas certas para sua campanha, mas vale muito a pena. Recentemente nosso mestre descobriu uma ferramenta paga sensacional chamada Syrinscape, na qual é possível adicionar vários tipos de faixas específicos para rpg. Eis o link para o site.

Além destes podem existir vários outros “equipamentos e artefatos” que ajudam a criar um clima bacana para uma sessão. Quais vocês recomendam e/ou já usaram? Até o próximo post o/

Caio “Tyghorn” Victor

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s