Review: Reinos de Ferro RPG

Iron KingdomsFoi lançado no Brasil a pouco tempo a tradução para o novo Reinos de Ferro RPG. Publicado pela Privateer Pres e traduzido pela Jambô, Reinos de Ferro é um cenário baseado no conhecido jogo de miniaturas Warmachine. Os primeiros lançamentos foram uma aventura para D&D chamada Fogo das Bruxas, porém após ganhar alguns prêmios, incluindo o de Melhor Mundo e Melhor Arte, veio em forma de cenário, também para D&D. A pouco tempo, Reinos de Ferro ganhou uma nova edição, mas dessa vez com sistema de regras próprio, muito semelhante ao jogo de miniaturas. A publicação é de ótima qualidade e pode ser adquirida pelo site da Jambô. As resistentes páginas são presas a capa dura e ainda possuem uma arte bem bonita.

Em Immoren Ocidental, principal continente do cenário, diversos reinos estão em constante guerra pelos mais diversos objetivos. Entretanto, suas armas de guerra não se resumem apenas a espadas, arcos e magia, mas também um grande acervo de equipamento inspirado na segunda grande guerra e movido a pólvora e vapor. Armas de fogo de tamanhos variados, granadas, um vasto arsenal químico, couraças de ferro e, claro, o maior ícone do cenário: os gigantes-a-vapor, ou steamjacks, do inglês original. Gigantes-a-vapor são grandes construtos movidos por vapor e magia e tiveram grande importância história no cenário. Suas tarefas são bem variadas e vão desde trabalhos braçais simples até complexas máquinas de guerra.

O gênero comumente associado a Reinos de Ferro é “Fantasia forjada em metal” devido a sua harmoniosa mistura de fantasia clássica envolvendo guerreiros, espadas e magia, com diversos aparatos e equipamentos steampunk como trens e armas de fogo. Apesar de existirem várias raças jogáveis como anões, elfos e orcs, a maior parte da história e dos personagens importantes é humana. Além das raças civilizadas, várias criaturas e monstros também rondam os cantos escondidos do mundo.

A criação de personagens é bastante simples e envolve a escolha de poucos elementos. Após escolher a raça, o jogador deve escolher não uma, mas duas classes, que irão somar suas habilidades e compor o personagem. Além disso, deve-se escolher algumas poucas habilidades, como os talentos do D&D, porém muito mais simples e em uma lista bem mais reduzida, não sendo necessário passar vários minutos analisando qual seria a melhor escolha. Com a grande quantidade de classes a disposição, é possível fazer personagens verdadeiramente únicos e com estilos bem diferentes.

As jogadas de dados também são bem simples e envolvem apenas dois dados de seis lado somados a valores bônus. Reinos de Ferro também possuem outros sistemas bem interessantes para o cenário, como por exemplo o controle dos famosos gigantes-a-vapor e o sistema de pontos de vida. Este último é mais complexo do que o costumeiro número que irá diminuir ao receber danos, entretanto não o suficiente para causar problemas.

Apesar de ter jogado pouco, as aventuras e campanhas de Reinos de Ferro podem tomar rumos bem diferentes do tradicional “Kill, Loot & Evolve” do D&D. Um dos motivos é a evolução muito mais amena do que o sistema de níveis. Diria que assemelha-se um pouco à distribuição de pontos do Legend of the Five Rings e/ou Mundo das Trevas. Outro motivo é a inexistência (pelo menos no livro Core) de artefatos mágicos fantásticos. A maior parte dos itens carregados pelos personagens são armas e armaduras simples, em alguns casos podem ser mekânicos, e utilidades. Nada de pergaminhos, poções, varinhas, amuletos e etc. As aventuras em Immoren Ocidental normalmente voltam-se mais para a guerra e a exploração bem diretas.

Reinos de Ferro definitivamente é um dos cenários/sistemas que mais me agradou nos últimos meses, mesmo tendo jogado pouco. Definitivamente algo que vale a pena conferir. Até a próxima o/

por Caio “Tyghorn” Victor

Anúncios

2 comentários sobre “Review: Reinos de Ferro RPG

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s