A História de Rokugan Além do Livro Básico

A História de Rokugan Além do Livro Básico

Otomo Suikihime, governadora da Segunda Cidade. Quem só leu o livro básico não conhece essa importante personagem

Otomo Suikihime, governadora da Segunda Cidade. Quem só leu o livro básico não conhece essa importante personagem

É bastante comum em cenários de RPG, até mesmo esperado, que de tempos em tempos exista alguma atualização na história do mundo. Com o passar do tempo (e das edições), sempre está se incorporando novos eventos, personagens e outras novidades à cronologia. Em Forgotten Realms personagens e deuses viveram e morreram, no Mundo das Trevas a Gehenna veio para os vampiros, em Tormenta, os grandes ganchos de aventuras já foram resolvidos e muitos dos mistérios explicados conforme o Reinado foi ficando mais velho, descobriu novas terras, e entrou em novas guerras. No entanto, em A Lenda dos Cinco Anéis, esse desenvolvimento é muito mais continuo do que na maioria dos cenários e constantemente a história do Império Esmeralda e dos Grandes Clãs é atualizada.

Não é novidade para os veteranos em L5A que o RPG não foi o que veio primeiro. Dois anos antes do lançamento da primeira edição, surgia o card game Legend of the Five Rings. Colecionável, como Magic, era centrado na guerra civil entre os sete Grande Clãs do Império Esmeralda, que ocorreu após longos séculos de paz e trazia cartas com personalidades, monstros, itens e locais que existiam dentro da trama. Contudo diferente de Magic, que por muito tempo se passou em houve um esforço muito grande em criar uma cronologia de eventos e ir atualizando a história dos Clãs conforme as edições do card game avançavam e mais cartas eram lançadas.

Esse contexto de ter sido criado como um jogo de cartas colecionáveis que trouxe o diferencial que até hoje traz destaque para L5A.

Sendo bastante voltado para a história daquele universo oriental centrado em Rokugan, o Império Esmeralda, era preciso que as novas cartas tivessem o seu próprio background. Para fundamentar as cartas que lançavam, precisavam mostrar aos jogadores do card game as mudanças que aconteciam no cenário que eles vieram a gostar. Para tanto, junto com as novas edições, regularmente eram lançados contos ou noveletas mostrando os acontecimentos da Guerra dos Clãs, caracterizando personagens importantes como os principais líderes ou simplesmente colorindo com detalhes ambientação.

Com o relativo sucesso do card game, e também na inovação de acompanhar as cartas com histórias sobre Rokugan, vieram mais edições do jogo. O que significou que a Guerra dos Clãs acabou e a história épica do Segundo Dia do Trovão, onde um grupo com samurais de todos derrotou o Kami Negro precisou chegar ao seu fim. Mas claro que o jogo não podia parar por aí, então novas histórias, ameaças e personagens foram aos poucos sendo introduzidos em Rokugan, através das cartas e dos contos que eram lançados quase que semanalmente.

Kali-ma, uma deusa maligna estrangeira,  em combate contra Fu Leng

Kali-ma, uma deusa maligna estrangeira, em combate contra Fu Leng na Guerra dos Destruidores

Com a vinda do RPG, claro que ele não poderia deixar de aproveitar e se beneficiar dessa produção de contos e das histórias que eram desenvolvidas para Rokugan. Quando a primeira edição de L5A foi lançada , a cronologia de Rokugan ainda estava no período da Guerra dos Clãs, e o livro mostrava os acontecimentos passados, sobre a formação do império e dos Grandes Clãs, passando pelos Mil Anos de Paz até a chegar à guerra que é iniciada com o lançamento do card game. Com o avanço das edições, novos acontecimentos ocorreram no Império Esmeralda, que acabaram sendo retratados em suplementos e incorporados na cronologia das edições seguintes do RPG.

O livro básico da quarta edição da Lenda dos Cinco Anéis foi lançado em 2010, mas o card game continuou a ter novos lançamentos com bastante frequência. Uma das propostas da quarta edição de L5A é não ser tão preso quanto a cronologia. Portanto ele lida com com o Império Esmeralda de forma genérica, sem utilizar nada que seja específico de algum período (já os suplementos Imperial Histories e Imperial Histories 2 servem justamente para trazer diversos períodos canônicos e não-canônicos e tratar do que lhes é particular), no entanto, para um mestre ou jogador interessado na história de Rokugan, sempre é interessante saber que grandes guerras e eventos vieram depois do lançamento do livro básico.

Até hoje, existem nove edições do card game

A Guerra dos Clãs (The Clan War)

O Imperador Oculto (The Hidden Emperor)

Os Quatro Ventos (The Four Winds)

A Chuva de Sangue (The Rain of Blood)

A Era da Iluminação (The Age of Enlightment)

A Disputa Pelo Trono (The Race for the Throne)

A Guerra dos Destruidores (The Destroyer War)

A Era da Conquista (The Age of Conquest)

O Destino de um Irmão (A Brother’s Destiny)

O livro básico de L5A traz a história de Rokugan até o período do fim da Disputa Pelo Trono, quando Kitsuki Iweko venceu o torneio promovido por entidades celestiais e se tornou a Imperatriz Iweko I. Ou seja, o livro contém apenas dois terços da história de Rokugan. A Guerra dos Clãs começou no ano de 1126 em Rokugan, e a edição mais nova do card game já está no século seguinte, em 1200. A maioria dos anos tem acontecimentos bem definidos.

Nas próximas semanas continuarei com essa linha de posts. Irei dar um resumo dos acontecimentos mais importantes de cada edição cuja história ainda não foi contemplada no livro básico de L5A. Vai ser um resumão para “A Guerra dos Destruidores” e para “A Era da Conquista”. Mas para “O Destino de um Irmão”, que é a edição atual que ainda não acabou, irei resumir os acontecimentos de cada “set”, das expansões menores que compõe a edição.

Espero que tanto os veteranos que não acompanham o card game quanto os novatos achem interessante ver as novidades do Império Esmeralda.

Contos de L5A traduzidos

Site da New Order (editora que traduz L5A no Brasil)

Site oficial de L5A (em inglês)

Timeline do século XII de Rokugan (em inglês)

por Renan Barcellos

Anúncios

13 comentários sobre “A História de Rokugan Além do Livro Básico

  1. Ansioso pelos textos com a história mesmo! Eu até acompanho alguma coisa, mas muito pouco… Ter um resumo “à mão” vai ser uma mão na roda… :p

    Curtir

  2. Pingback: Rokugan Além do Livro Báscio – Os Primeiros Meses do Reinado de Iweko I | dadosmalditos

  3. Pingback: O Início da Guerra do Fogo Negro – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  4. Pingback: Destruição e Ruína na Guerra do Fogo Negro – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  5. Pingback: O Fim da Guerra do Fogo Negro e Suas Consequências – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  6. Pingback: A Ascensão de Kali-Ma, a Destruidora – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  7. Pingback: O Caminho da Destruidora Parte 1 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  8. Pingback: O Caminho da Destruidora Parte 2 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  9. Pingback: O Caminho da Destruidora Parte 3 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  10. Pingback: O Prenúncio Parte 1 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  11. Pingback: O Prenúncio Parte 2 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

  12. Pingback: O Prenúncio Parte 3 – Rokugan Além do Livro Básico | dadosmalditos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s